Trenzinho Brinquedos Educativos

Como e quais brinquedos devo utilizar?

 

Muitas vezes nenhum! A infância é uma fase muito rica em criatividade e espontaneidade. A partir dos 2 anos, por exemplo, qualquer junção de almofadas vira uma cabana, uma história, uma grande aventura. E isso é extremamente saudável para a criança. Principalmente se ela brincar em grupo, em família ou com outras crianças.

De qualquer maneira é sempre bom poder contar com algumas referências, então apresentamos aqui um guia básico sobre as capacidades e os interesses por faixa etária. Vale lembrar que há uma grande margem de flexibilidade no desenvolvimento das crianças e que cada um tem seu modo particular e suas preferências de brincadeiras.

0 a 3 meses

Nessa fase tudo é novidade! A criança nasce e começa a se adaptar ao mundo extrauterino. Irá descobrir um universo! Nada mais natural para o bebê do que utilizar seus 5 sentidos para descobrir este novo mundo! Olfato, audição, paladar e tato estão praticamente prontos e, mais alguns meses, a visão também será mais nítida.

  • Como os bebês não reconhecem cores próximas, como o vermelho e o laranja, por exemplo, recomenda-se brinquedos com cores bem definidas e distintas.
  • Chocalhos suaves de textura macia e móbiles coloridos e sonoros também são indicados. São móbiles ainda visuais onde a manipulação pela criança ainda é mais difícil.

3 a 8 meses

A exploração do novo mundo pelos 5 sentidos continua. Agora os móbiles poderão ser manipulados pela criança, por isso, precisam estar em altura acessível aos movimentos das mãozinhas e pezinhos.

  • Brinquedos de látex bem macios, que possam ser levados à boca (início da dentição).
  • Brinquedos que explorem cores e texturas diferentes, misturas de materiais que, ao manusear a criança perceba as diferenças táteis. Tecido com texturas diferentes, tecidos com “crocs”, chocalhos, buzininhas fáceis e mecânicas (aquelas que apertadas produzem ruído suave), madeiras leves, borrachas compactas, plásticos.
  • Bolas de tecido e brinquedos que rolam para estimular a engatinhar.
  •  Brinquedos tipo cai-não-cai sonoros.3 a 8 meses

8 a 15 meses

Painéis de descoberta em tecido ou madeira, com diferentes tipos de movimento para manipulação, estimulando a noção de direção e a relação causa-efeito. Para favorecer o início das associações comparativas, sugerimos brinquedos de encaixes simples como pinos de cores variadas e pareadas. Brinquedos com pares de sons também são opções interessantes.

  • Para favorecer o movimento de andar, o equilíbrio corporal e a coordenação motora, recomendamos os brinquedos de puxar e empurrar.
  • Blocos de cartonado, plástico ou madeira, para empilhar e encaixar.
  • Instrumentos de percussão simples como tambores e xilofones. Embora mais difíceis de encontrar para essas fase, indicamos instrumentos com afinação correta, para a criança já ir relacionando e percebendo as diferentes notas musicais.